quarta-feira, 8 de maio de 2013

MADEIRA LEGAL.


Quebrando o paradigma da utilização da Madeira



Na hora de optar por um produto feito a partir de madeira, algumas pessoas têm receio em estar prejudicando o meio ambiente. Afinal, sempre que se fala em corte de árvores, automaticamente, cria-se a relação com a exploração inadequada de florestas nativas. Só que isso nem sempre é verdade. Parte do preconceito existente em relação a madeira também é fruto da falta de informação.

Na tentativa de poupar árvores do corte, buscam-se alternativas que, na realidade, são prejudiciais ao meio-ambiente. Optar por alumínio, plástico ou outros derivados do petróleo, em muitos casos é um grande engano. Afinal, estes produtos não são renováveis e nem biodegradáveis.

FINSTRAL Holz-Aluminium Fenster


Por que essa polêmica em torno da madeira?
Afinal, se existe tanta desinformação a respeito do uso de madeira, de quem é a culpa?

O assunto é complexo e envolve muitos interesses e variáveis.
Sem dúvida, parte da culpa cabe a exploração predatória por madeireiros inescrupulosos.

Mas, para o bem da verdade, é importante sabermos que a maior parte das áreas desmatadas no Brasil é feita com a finalidade de abrir novas fronteiras para a agricultura e pecuária.
Muitas vezes isso é feito na base do fogo, sem o aproveitamento da madeira. Nesse caso, cabe a sociedade definir que uso deve ser dado ao solo, sem esquecer das necessidades de madeira, alimentos e preservação ambiental. Lembrando também que uma população em constante crescimento e desenvolvimento consume cada vez mais recursos.
Outra parte da responsabilidade é do governo, com a falta de planejamento e políticas adequadas para o setor florestal e na fiscalização ineficiente.
Os consumidores também têm a sua parcela de responsabilidade, na medida em que não estão dispostos a pagar por madeira obtida de forma adequada.


Usar ou não usar ?
A verdadeira questão em torno do uso da madeira não é se devemos usá-la, mas sim, como usá-la.

Através do manejo de florestas nativas e do cultivo, conseguimos usufruir dos recursos florestais minimizando o impacto ambiental.



COMENTÁRIO;
 Com essa postagem, não estou dizendo que não é para utilizar mas o alumínio, nem os derivados do petróleo, fiz esse post para quebrar um pouco esse paradigma, um pouco do preconceito com relação á madeira.
 Muitas pessoas acabam optando por uma esquadria totalmente de aluminio, por ser mas barata, talvez, e esquecem da madeira. A madeira da aquele charme ao ambiente, um ambiente mais aconchegante, mais rústico.
 A madeira é um recurso com características notáveis e que apresenta uma série de vantagens, a madeira é um recurso natural renovável, é Biodegradável, reciclável e reutilizável, gasta menos energia na produção, é isolante. A madeira têm inumeros benefícios, além de ser Linda !










Nenhum comentário:

Postar um comentário