segunda-feira, 15 de abril de 2013

Escritório mistura madeira e alvenaria em projeto de residência no Rio Grande do Sul

Escritório mistura madeira e alvenaria em projeto de residência no Rio Grande do Sul


    Criar uma residência com traços contemporâneos e ambientes bem distribuídos. Esse foi o desafio enfrentado pela 4d Arquitetura ao projetar a Casa Mozart em Garibaldi, município do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Com apenas 97m², a casa possui, em um único andar, dois quartos (sendo uma suíte), banheiros, sala de estar integrada à cozinha e uma área de serviço. A previsão é de que a obra seja concluída no final de julho.


  "A Casa Mozart foi encomendada para ser um projeto contemporâneo, todo revestido em madeira e com jardim de inverno na sala de estar", explica Juliana Piletti, arquiteta da 4D Arquitetura. De acordo com ela, a residência se divide em dois volumes: um revestido em madeira para abrigar as áreas secas, como os quartos e a sala de estar, e outro construído em alvenaria branca para os ambientes molhados, como banheiros e a cozinha. "Criamos ainda um closet na suíte e uma lareira junto ao jardim de inverno na sala de estar", conta a arquiteta.
Nas laterais da casa, foram projetadas grandes janelas para contribuir não só com a iluminação natural, como também a ventilação cruzada na sala de estar. "Outro diferencial do projeto é que, como o terreno tinha bastante desnível, optamos por fazer a casa em cima de uma plataforma. Somente a suíte fica em balanço com o terreno", diz Juliana, referindo-se ao vão entre a superfície e o quarto, que não é sustentado pela plataforma assim como o resto da casa.
A obra da Casa Mozart começou em dezembro de 2008 e deve terminar até o final de julho. "Só falta a colocação de espelhos, a conclusão do sistema de elétrica e outros detalhes de acabamento", conta Juliana. A empresa Técnica Engenharia foi responsável pelo projeto estrutural e a 4D Arquitetura pelo projeto arquitetônico e execução da obra.





Thaylan dos Santos Fontes


Um comentário:

  1. Sou suspeito.. mas a casa é demais!! Gosto de cada detalhe na pequena casa.

    ResponderExcluir